Nossa História

Com 50 anos de história e 25 de comunidade, Paróquia abre comemoração especial.

Um ano de muitas comemorações na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada na Avenida Mato Grosso, nº 3.280, no bairro Santa Fé, em Campo Grande (MS). Celebrações especiais e festividades para relembrar a história da paróquia que completa 25 anos e da Comunidade Santa Fé (matriz) que já comemora seus 50 anos de fundação.

Em 1964, em vista da terra cansada, Hermelita e Santos resolveram lotear parte da chácara. Três lotes foram doados para a construção da Escola Municipal Professora Danda Nunes e a quadra 35 do loteamento para a Diocese de Campo Grande, cujo pastor era Dom Antonio Barbosa. O bairro recém criado passou a fazer parte da Paróquia São José, cujo pároco era Heitor Castoldi, auxiliado pelo Padre Francisco Agreitter.

Inicialmente a catequese infantil e todas as atividades sociais aconteciam na Escola Municipal Professora Danda Nunes. Grande liderança à época foi a Irmã Neyde Bueno de Arruda, salesiana do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, contando com o auxílio de normalistas.

O Início

Tudo começou em 1967, com o início das obras da Capela. Para tanto, foi preciso ceder espaço a um consultório odontológico, ambulatório médico e creche que atendia a região. Na época só existiam chácaras em volta, mas além da assistência religiosa, era desenvolvido um intenso trabalho social e de saúde com pessoas da comunidade, por isso cresceu tão firme. Isso faz com que até hoje os projetos sociais permaneçam integrando religião e terceiro setor no bairro.

Com o crescente desenvolvimento da região, o bairro Santa Fé sofreu rápida transformação. O aspecto físico adquiriu nova visão, formada pelo contraste entre alguns casebres que aos poucos iam desaparecendo à sombra de numerosas mansões, construídas pela classe média alta, que cada dia mais povoava a região.

O Ano Jubilar

O ano Jubilar é uma comemoração religiosa da Igreja Católica, feita de 25 em 25 anos. Por isso, além da Missa Solene que marcou a abertura do Ano Jubilar, realizada em 25/03/2017, outros eventos marcam este momento, como: a Tradicional Festa do Padroeiro, com as Doze Promessas do Sagrado Coração de Jesus, que faz parte do calendário oficial de eventos do município; a Mostra de Fotos Históricas; o Livro do Jubileu da Paróquia; os deliciosos Costelão e Porco no Rolete; o Festival de Música Católica; uma Homenagem aos Fiéis que muito contribuíram com a Paróquia e a tão marcante Entronização do Sagrado Coração de Jesus nas residências dos paroquianos.

Atualmente, faz parte da Paróquia Sagrado Coração de Jesus as Comunidades Imaculado Coração de Maria (Carandá Bosque) e Transfiguração (Chácara dos Poderes), além das Capelanias Hospitalares da Cassems e da Unimed. O corpo eclesial é composto pelo pároco Pe. Paulo Roberto de Oliveira e vigários paroquiais: Pe. Carlos Pereira e Pe. Orlando Knapp.

De Comunidade a Paróquia

Com o tempo, devido as grandes obras, o lugar ganhou outro status. Inicialmente foi chamada Comunidade São Luiz Gonzaga, que no início era ligada à Paróquia São José. Começou a crescer quando foi construído o Parque dos Poderes, no mandato do governador Pedro Pedrossian, e assim em 22 de março de 1992, se elevou a status de Paróquia, cujo plebiscito a denominou “Sagrado Coração de Jesus”, e com ela a necessidade de mais espaço para acolher, evangelizar e expandir as atividades sociais e movimentos. A Matriz, naquela época, passou a ser chamada Comunidade Santa Fé, em razão do nome do bairro que situava.

A igreja tornou-se um centro de vida naquela região. Um lugar que não tinha nada, mas que foi crescendo com amor e fé. Fiéis foram ocupando o pequeno espaço na Avenida Mato Grosso e fortalecendo as pastorais, movimentos e serviços que chega ao seu Jubileu de Prata com as bênçãos do Sagrado Coração de Jesus.

Protagonismo do Leigo

Muitos foram os leigos que se destacaram nos movimentos, serviços e pastorais de nossa Paróquia no passado.  E muitos são aqueles que se destacam hoje em dia. Que Sagrado Coração de Jesus abençoe a todos que nos precederam na construção e nos trabalhos desta paróquia tão amada, tão fervorosa e tão cheia de fé, bem como a cada um de nós que hoje aqui nos encontramos realizando nosso papel, nossa tarefa, nosso servir na missão que o Senhor depositou em nossas mãos.

Vamos juntos comemorar esta data tão especial, você faz parte desta história!